IV SICO debaterá comunicação organizacional e direitos humanos

No período de 7 a 9 de novembro, a UFMG e a PUC Minas realizarão o IV Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO). Durante os três dias do evento, os participantes irão discutir o tema Comunicação organizacional e os direitos humanos em atividades como conferências, debates, mesas-redondas e painéis. Toda programação estará concentrada no Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2, campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A atual conjuntura política, econômica e social do país é um dos fatores que motiva a realização do IV SICO, ensejando reflexões sobre práticas comunicacionais e os direitos humanos nas organizações, notadamente neste ano em que se comemoram os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento do qual o Brasil é signatário.

Os conferencistas e palestrantes abordarão, entre outros temas, os direitos humanos em face das organizações do setor da mineração, a violência e o ativismo cívico, a relação entre comunicação, trabalho e poder, a ética e as narrativas. São esperados, aproximadamente, 230 participantes, que também poderão apreciar os 44 trabalhos sobre a temática e seus desdobramentos que foram selecionados pelo Comitê Científico do IV SICO e serão abordados em meio às cinco mesas-redondas do evento.

A conferência de abertura será realizada pela pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga Borges, e pelo professor doutor da Télécom École de Management (Institut Mines-Télécom Business School), França, Jean-Luc Moriceau. Claudia Mayorga é professora do Departamento de Psicologia da UFMG e coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conexões de Saberes na UFMG. É doutora em psicologia social e desenvolve pesquisas sobre gênero, política e feminismo. Jean-Luc é doutor em ciências de gestão da Universidade de Paris IX Dauphine e responsável pela formação de doutores do Télécom École de Manegement. Seus estudos exploram as dimensões estéticas, críticas e políticas das organizações e questionam os métodos qualitativos de pesquisa sob o ponto de vista humanista.

Galeria

O seminário também contará com a presença de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, professores, alunos, profissionais do mercado e representantes de organizações sociais que vivenciam os desafios relacionados à vigilância da sociedade civil das questões e das agendas públicas sobre os direitos humanos e as práticas comunicacionais em organizações. Para a Comissão Organizadora, esta edição do SICO é mais um passo para consolidar o diálogo e o estreitamento dos laços entre a academia, o mercado e os profissionais da comunicação. Outra importante conquista preconizada pelos organizadores é a ampliação do processo de internacionalização das pesquisas no campo da comunicação organizacional.

O IV Sico é patrocinado pelas seguintes organizações: Anglo Gold Ashanti, Cemig e Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Sistema Conferp). O seminário conta também com o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), da Associação Imagem Comunitária (AIC), do Hotel Nobile Inn (Pampulha) e do Programa de Apoio Institucional a Eventos (PAIE) – UFMG. A realização é da UFMG e da PUC Minas.

Fórum pré-seminário discutirá desafios e perspectivas das relações públicas

A programação terá como pré-evento o fórum “O presente e o futuro das Relações Públicas: alternativas e perspectivas”, promovido pelo Conselho Federal de Profissionais Relações Públicas (Conferp), pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) e pela Comissão Organizadora do Sico.

O Fórum acontecerá na quarta-feira, 7/11, das 14h às 18h, no Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2, Auditório 104. Estarão presentes representantes das entidades promotoras, da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), além de coordenadores, professores e estudantes de cursos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional.

Galeria

 

Serviço

IV Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO): Comunicação Organizacional e Direitos Humanos

Data: 7 (quarta-feira), 8 (quinta-feira) e 9/11/2018 (sexta-feira).

Local: Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2 / campus Pampulha – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Site: https://sico2018.com/

Redes Sociais: @iv.sico (Instagram) e @ivsico (Facebook)

Contatos Assessoria de Imprensa: imprensa@sico2018.com

Inscrições: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=8781

Galeria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *