Conheça as propostas e realizações das edições anteriores do SICO

Realizado desde 2013, o Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO) é reflexo do crescimento da pesquisa na área de comunicação organizacional, cujas abordagens, tanto teóricas quanto práticas, têm contribuído sobremaneira, para a redefinição e surgimento de novas premissas para o campo da comunicação organizacional.

O SICO é resultado da parceria acadêmica entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), por meio de dois dos seus grupos de pesquisas: MOBILIZA (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública), da UFMG, e DIALORG – Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais, da PUC-Minas.

Temas e convidados das edições do SICO

O I SICO foi realizado em novembro de 2013, na UFMG e reuniu acadêmicos, teóricos e profissionais de todo o Brasil que discutiram “As dimensões teóricas, humanas e discursivas da comunicação organizacional.” Foram apresentados e debatidos por pesquisadores, pesquisadoras, doutorandos e mestrandos cerca de 30 trabalhos em cinco mesas temáticas. Os temas das mesas-redondas foram abordados por pesquisadores e profissionais renomados, cujas discussões contribuíram para o refinamento de um repertório conceitual, com vistas à compreensão crítica dos fenômenos e das abordagens teóricas da
comunicação organizacional.

Em 2014 aconteceu o II SICO, que teve como tema central “As dimensões epistemológicas e discursivas da comunicação no contexto das organizações”. Além de ampliar o conhecimento sobre pesquisas teóricas e empíricas relacionadas ao tema, buscou-se a continuidade do processo de internacionalização das linhas de pesquisa que fortalecem as discussões epistemológicas do campo da Comunicação Organizacional. O segundo seminário contou com a participação de três renomados pesquisadores franceses na área de Comunicação Organizacional: Gino Gramaccia (Université Bordeaux 3), Nicole D’Almeida
(Celsea, Sorbonne) e Jacques Bonnet (Université de Bourgogne). Também participaram do evento, como conferencistas e coordenadores de mesas de trabalho, outros 10 professores brasileiros pesquisadores em Comunicação Organizacional e com sólida trajetória na área.

O III SICO aconteceu em 2016 e abordou o tema “Vertentes conceituais e metodológicas da comunicação no contexto organizacional”. A conferência de abertura intitulada “Reflexión sobre el campo de la Comunicación Organizacional en sus dimensiones conceptuales y metodológicas” foi proferida pelo professor Pablo Múnera Uribe (Alcaldía de Medellín y Universidad Pontificia Bolivariana). Também compuseram a mesa a professora Ângela Marques e o professor Luiz Alberto, sob mediação da professora Maria José Oliveira (Metrocamp/Abrapcorp).

Na ocasião, os participantes do evento puderam ouvir e debater as abordagens do tema e seus vários enfoques com a pesquisadora Nicole D’Almeida (Universite Paris IV) e com os pesquisadores Gino Gramaccia (Universite Bourdeaux I), Jean-LucMoriceau (Telecom Business School) e Pablo Múnera Uribe (Universidad Pontificia Bolivariana).
Também estiveram presentes ministrando conferências, coordenando mesas-redondas e grupos de trabalho, professoras e professores que são importantes referências no desenvolvimento de estudos na área e que lideram grupos de pesquisa de várias partes do Brasil como Heloíza Matos (ECA-USP), Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUC-RS) João José de Azevedo Curvello (UnB), Ivone de Lourdes Oliveira (PucMinas), Rudimar Baldissera (UFRGS) e Eduardo de Jesus (PUC Minas)  dentre outros.