No período de 7 a 9 de novembro será realizado, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Campus Pampulha, em Belo Horizonte, a quarta edição do Seminário Internacional de Comunicação Organizacional, o IV SICO.

O evento é resultado da parceria acadêmica entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a PontifíciaUniversidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), por meio de dois dos seus grupos de pesquisas: MOBILIZA (Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública), da UFMG, e DIALORG – Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais, da PUC-Minas.

Desde a sua primeira edição, em 2013, o SICO vem se consolidando como um fórum de discussão entre pesquisadores nacionais e internacionais acerca da construção teórica da Comunicação Organizacional e, assim, contribuindo para evidenciar o expressivo avanço das pesquisas na área.

Agenda temática

Em 2018, quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, o SICO traz à tona essa temática em continuidade ao movimento de aproximação da agenda de pesquisa da Comunicação Organizacional com temas de interesse da sociedade. No momento atual, a conjuntura política, econômica e social do país impõe reflexões sobre práticas comunicacionais nas organizações e suas contribuições para a promoção da dignidade humana. Sendo assim, a expectativa é que os participantes possam discutir o imbricamento e as interfaces entre a comunicação organizacional e os direitos humanos durante os três dias do seminário. Essa agenda temática será abordada pelos expositores, a partir de vários enfoques, em conferências, palestras e mesas-redondas com pesquisadores renomados e para um público constituído, em sua maioria, de pesquisadores, profissionais de comunicação e estudantes da graduação e da pós-graduação, vindos de vários países e regiões do Brasil.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos

No ano em que são comemorados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento do qual o Brasil é signatário, é pertinente a discussão de questões controversas da sociedade, que, nesse caso, são concernentes à promoção dos Direitos Humanos. A expectativa da equipe envolvida na realização do IV SICO é que as discussões do Seminário se desdobrem em temas para as próximas edições e que as proposições apresentadas sejam concebidas no diálogo entre o ambiente acadêmico e as organizações sociais de diversas naturezas.

Conheça o convidado internacional do IV SICO

Jean-Luc Moriceau é o convidado internacional da quarta edição do SICO.

Doutor em ciências de gestão da Universidade de Paris IX Dauphine e habilitado a dirigir as pesquisas desta mesma universidade, ele é responsável pela formação de doutores da Télécom Ecole de Management. Seus trabalhos exploram as dimensões estéticas, críticas e políticas das organizações e questionam os métodos qualitativos de pesquisa sob um ponto de vista humanista.

Autor de diversas publicações, entre elas um artigo intitulado: “Introducing Performativity to Crisis Management Theory: An Illustration from the 2003 French Heat Wave Crisis Response”, escrito em parceria com Anouck Adrot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *